O que é Coaching

No caminhar da vida percebemos que mudanças acontecem em um contínuo processo de desenvolvimento, algumas destas mudanças temos resistência em realizar, pois não estão claras e ainda não temos consciência dos resultados que serão produzidos.

Essas mudanças podem trabalhar ao nosso favor. O Coaching, por sua vez, atua como um facilitador neste processo.

O Coaching é um processo para conquistar um novo aprendizado, que por consequência irá contribuir para realizar novos resultados, diferentes dos já produzidos até aqui, ou seja, ele identifica onde se está e onde se quer chegar, seguir em um caminho que faça sentido com a história que se deseja construir com um olhar no presente e no futuro.

Trata-se de um convite à mudança em sair do lugar que está para um patamar mais elevado, em direção de um objetivo, seja pessoal, profissional, uma tomada de decisão e, ainda, um reencontro com um propósito, uma descoberta de novos caminhos possíveis.

Quais as mudanças que você está interessado em realizar?

O processo de coaching direciona-nos a alguns itens importantes:

-Clareza de propósitos: o que eu quero? Para qual sentido pretendo direcionar minha vida? Ter uma direção, um alvo a atingir. Quando acordamos pela manhã lançamos uma flecha, que sem um propósito não sabemos o seu alcance e direção. O coaching oferece a possibilidade de um olhar interno, da visita aos seus desejos, a percepção do que lhe motiva a seguir em frente, a direção consciente do que se deseja.

-Ação: nossas ações têm sido em direção do que realmente queremos? Caso não estivermos alcançando o que queremos, seria interessante mudar o método e não simplesmente desistir. Algumas vezes reduzimos nossos objetivos em vez de modificar o método de ação. O coaching tem a proposta de perceber que existem outros pontos de vista, que existe uma possibilidade de ser um observador diferente, que existe um universo de possibilidades.

-Objetivos: há situações que a pessoa não sabe claramente o que deseja, não está claro o caminho a seguir. São as escolhas. O coaching proporciona um processo de autoconhecimento consciente. Vamos trabalhar valores, talentos, essência, um olhar interno em exercer a autorresponsabilidade, em ser você mesmo, isso com um olhar de acolhimento com autoestima, voltado para perceber o cuidar amorosamente de si próprio.

Este processo acontece por meio de uma metodologia organizada, com bases acadêmicas, aplicadas em um ambiente de confiança e confiabilidade entre o Coach e o Coachee (cliente), em uma relação transparente, com responsabilidade de compromisso entre os dois.

Entre um ponto de vista ou a vista de um determinado ponto, o coaching oferece a possibilidade para você se tornar um observador diferente e, assim, conseguir perceber um universo de possibilidades.

Compartilhe nas suas redes sociais!