O novo perfil do Profissional da Contabilidade

O Brasil tem sim, uma saída para a chamada crise econômica e esta saída se chama EMPREENDEDORISMO!

Mas o que significa exatamente empreender?

Empreender significa muito mais do que abrir uma empresa ou ter um negócio próprio, Empreender significa criar algo novo, que venha solucionar os problemas das pessoas (e cá entre nós, o que não falta são problemas em tempos de crise)!

Com o movimento empreendedor crescente nos últimos anos, fica claro a importância de um Profissional da Contabilidade, contudo, prezado Contador, não se engane, há muita gente olhando para este mercado e a concorrência está cada vez mais intensificada, afinal , não é sempre que se encontra um negócio com honorários mensais em que o cliente permanece fiel por muitos anos.

Com o crescimento da Tecnologia e a Globalização, o perfil do Contador de poucos anos atrás, que trabalhava de modo burocrático e tinha seu foco de atuação nos lançamentos contábeis do mês anterior,

Deve ser substituído

Por um novo Profissional de Contabilidade que participe da gestão da empresa, que foque em fazer projeções para o futuro e assim ajudar o seu cliente a ir mais longe, ajudando-o na tomada de decisões estratégicas e mais assertivas para o seu negócio.

Se você me acompanhou até aqui, isto me faz acreditar que este assunto te interessa! Então eu te pergunto:

  • O que você tem feito para sobreviver neste novo ambiente tão desafiador?

De acordo com meus recentes estudos, existem 3 perfis de Empresas de Contabilidade atualmente:

  • As que estão atentas às profundas transformações e de alguma forma, já começaram a sentir a “dor da mudança”. Estas empresas têm investido em novas estrategias, tempo, dinheiro e capacitação humana .
  • As que estão em situação de risco, pois sabem destas transformações, entretanto ainda não conseguiram se posicionar e começam a sentir a pressão do mercado e,
  • As que estão praticamente fora do mercado, a menos se agirem rapidamente, pois ainda não se deram conta que o mercado mudou.

Imagine o momento em que o mercado começará a reagir, o Brasil crescendo anualmente em média de 3% a 4% no PIB.

Imaginou?

Excelente! Então agora vamos falar sobre o novo PERFIL DO CONTADOR na era 4.0 e como se preparar para o mercado:

  • Se atualize: É de suma importância voltar aos estudos e fazer um MBA em Tributos, Controladoria, Auditoria, Compliance ou Gestão Empresarial, desta forma você terá condições de ajudar o seu cliente nas decisões futuras e construção de planejamentos estratégicos;
  • Tecnologia veio para ficar, mas nada substitui a inteligência humana. Não tenha medo do novo! A tecnologia esta aí para ajudar os profissionais de Contabilidade a serem

mais ESTRATÉGICOS e menos BUROCRÁTICOS e OPERACIONAIS.

  • Desenvolva um autoconhecimento, tenha consciência de seus valores e de seus talentos e coloque-os em ação.
  • Sejam Comunicativos e desenvolvam o relacionamento interpessoal: Saia de traz da mesa e da calculadora, se comunique com os seus clientes de maneira segura, ajude-os a tomar as decisões certas para o desenvolvimento do negócio.
  • Desenvolva a sua liderança: Dedique atenção à sua equipe, entenda a importância de fidelizar seu cliente interno. Faça com que as pessoas se sintam participantes de um grande propósito. Interesse-se genuinamente pelas pessoas, são elas a grande “estrutura mestra” de uma empresa!

Se você quer realmente mudar, conte com um processo de coaching e neste campo eu posso te ajudar. O processo de coaching estimula novos aprendizados com a finalidade de produzir resultados diferentes e melhores dos já obtidos.

A metodologia proporciona uma ampliação da consciência, promove o desenvolvimento integrado: mental, emocional, material (sensorial) e espiritual (intuitivo).

Espero que este texto tenha ajudado você a se encontrar o melhor caminho para o seu desenvolvimento.

Quer saber mais acesse: www.linkedin.com/in/HiginoRodrigues