Você está preparado para participar de um processo de coaching?

Se você está pensando ou já pensou em passar por um processo de coaching este artigo pode lhe ser útil, pois o processo de coaching tem sido uma metodologia que pode contribuir na área profissional e também em alguns aspectos pessoais.

Existem diversas metodologias no mercado a respeito de um processo de coaching, não tenho aqui a pretensão de explicar todas evidentemente, mas a intenção é a de contribuir para se fazer um escolha razoável e que lhe apresente resultados importantes e uma conscientização do que é possível se conseguir em um processo de coaching.

A primeira premissa e talvez a mais importante é refletir se você está disponível para experienciar um processo de mudança e o que você espera do processo. Uma conversa com o Coach (profissional capacitado para aplicar o processo) é primeiro passo.

Caso seja a empresa que lhe ofereça a oportunidade é imprescindível que tenha um diálogo entre a empresa, o colaborador e o Coach.

Sim, depende da cultura da empresa sobre qual o motivo de encaminhar o profissional para o processo de coaching. Pode ser como um “benefício” para um processo de demissão, ou a empresa entende a importância de preparar o profissional para assumir novos desafios e que exigem o desenvolvimento de novas competências. Isto deve estar claro e transparente entre as partes.

Mas ainda há a questão de que se você está preparado para uma mudança de olhar, em ser um observador diferente diante dos fatos que acontecem, principalmente se for uma iniciativa sua participar do processo, pois o Coach irá aplicar sua metodologia e espera que você permita construir uma relação de confiança.

Um processo de autoconhecimento traz importantes descobertas, algumas positivas para intensificar, outras entretanto, mais delicadas, que exigem um comprometimento em acolher e trabalhar suas mudanças.

Existem alguns limites em um processo de coaching, por exemplo: Não se trata de uma consultoria, um treinamento, uma psicoterapia, uma mentoria.

Então do que se trata.

O processo de coaching por meio de uma metodologia, irá extrair de você o que você já tem, mas até então não percebia. Através de uma conversa organizada, perguntas, provocações, atividades, o processo vai como lhe apresentando um espelho para você se perceber e começar a construir mudanças de hábitos, praticar ações que levem em direção ao que você quer.

Deixe seus comentários pretendo escrever mais sobre o processo de coaching.

www.higinorodrigues.com.br