A nova Empresa de Contabilidade e o desenvolvimento de pessoas.

A empresa de contabilidade vem experienciando nos últimos anos um processo de profundas transformações, é importante considerar o desenvolvimento de pessoas neste processo.

O que você empresário ou profissional da contabilidade têm feito para acompanhar estas transformações?

O mercado de contabilidade é outro em decorrência das alterações na legislação, da implementação de convergência internacional das normas contábeis, da inteligência artificial, maior exigência de informações por parte dos empresários.

Existem transformações também na relação com o cliente, com as pessoas, e a intensificação da concorrência neste mercado.

Se queremos uma sociedade transparente a Ciência Contábil é essencial.

Percebe-se que existe um movimento direcionado a levar uma nova ordem ao mercado de contabilidade, o que é saudável, pois as mudanças são profundas e a integração de pessoas é importante, o desafio é fazer as escolhas.

São novas estratégias, novos modelos de negócios, marketing digital…

É importante trazer para esta conversa a dimensão humana, ou seja, o desenvolvimento de pessoas.

Há também um processo de transformação intrínseca, que, por consequência, impulsiona um desenvolvimento de competências de autoliderança e autoconhecimento com base em valores éticos importantes para a pessoa e para a empresa.

Desenvolvimento de pessoas, pois são elas que fazem a empresa seguir e viabilizar a sustentabilidade do negócio.

O Empresário tem novas atribuições, principalmente em liderar a mudança e preparar sua equipe.

As grandes empresas já estão nesta direção, entretanto as Empresas de Contabilidade menores, algumas por falta de informações outras por limitação de recursos, ainda não se movimentaram. Começar pelas pessoas é um caminho inteligente.

O Ser Humano em sua completude tem quatro importantes inteligências: racional, emotiva, intuitiva e sensorial, entretanto, nem sempre se beneficia delas integradas.

Importante iniciar um processo de conscientização para preparar-se para essas mudanças com um olhar à dimensão humana.

Não siga por soluções mágicas e imediatistas, a maturidade exige tempo e consciência.