O que você entende por autoconhecimento

Vivenciamos um momento histórico em que temos uma importante oportunidade de realizar transformações em nossa vida, o processo de autoconhecimento é uma possibilidade.

A chamada “crise” é um convite à mudança, pois é um indicador de que se algo não caminha como desejamos é hora de mudar.

Interessante observar que mudar para ser o que realmente somos, pois no decorrer de nossa jornada, por vários motivos, nos deslocamos do trajeto de nossa essência para seguir um caminho que não nos pertence.

Aqui podemos citar alguns itens, como a escolha da profissão, o trabalho que realizamos, casar ou não casar, ter ou não filhos, em qual cidade do mundo morar, a viagem dos sonhos. São escolhas que fazemos, nem sempre respeitando nossos valores.

Mas tudo bem, se o caminho trilhado até o momento foi este, é porque foi necessário para conquistar o aprendizado que precisamos para o nosso desenvolvimento.

A simples e importante decisão de mudar e retornar a rota de nossa essência já produz um bem-estar.

No livro “O Monge e o Touro”, utiliza-se uma metáfora de um touro que a princípio pensamos ser nossa bestialidade que precisamos domar. A seguir compreendemos que o touro é o nosso Eu verdadeiro e que nos distanciamos dele, e que nossa animalidade é representada por nossa própria ignorância.

Há um momento em nossa jornada que nos deparamos com questões profundas e dúvidas: O que é a vida? Qual o propósito? Existe o sagrado em mim? Qual o sentido do trabalho que realizado todos os dias?

Começa um despertar em compreender que há algo maior, uma ordem que rege a vida e que respeita o livre arbítrio. Começamos então a entender que não temos o controle que pensamos ter.

Aproveite e coloque luz nestes questionamentos, pois é o início de um despertar e a construção de uma compreensão da vida.

A transformação consciente e persistente em ser o que somos leva o touro a ser domado.

Lembre-se que a crise que enxergamos lá fora, começa dentro de nós, uma interiorização um processo de autoconhecimento nos trará belas descobertas.

O silêncio em nós, uma aproximação com a interioridade, é um caminho possível, o mundo é o que é de acordo com o nosso olhar.

Conhece a ti mesmo!

Inspiração do livro: O Monge e o Touro. Jûgyûzu – Os dez desenhos de domar o touro – Mestre Kakuan Shion Zenji – Tradução: Monja Coen Rôshi.