• Home
  • coaching
  • Relacionamento nas empresas, qual a sua responsabilidade neste processo.

Relacionamento nas empresas, qual a sua responsabilidade neste processo.

Relacionamento nas empresas, estamos todos interligados fazemos parte de uma mesma Unidade.

 

Um tema que tenho encontrado nos processos de coaching é a respeito do relacionamento interpessoal dentro das empresas.

Também no ambiente de trabalho nossos movimentos e pensamentos influenciam o todo, da mesma forma que o movimento e pensamento do outro influencia no individual e, cada um de nós, portanto, estamos interligados na mesma unidade.,

Vamos recordar as aulas de física, a terceira lei de Newton: A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos.

Quais resultados você tem obtido com seus relacionamentos nas empresas?

Alguns exemplos que encontro:

Quando você vai conversar com uma pessoa que costumeiramente tem um comportamento irascível, como você se posiciona?

Diferente de quando a pessoa está aberta, tem uma escuta ativa, procura encontrar uma solução em conjunto.

É interessante se colocar no lugar do outro quando tratamos de relacionamento nas empresas.

Dentro das empresas muitas vezes as pessoas bloqueiam o que querem dizer por falta de confiança no ambiente, na expectativa de manter seu emprego ou de manter seu cliente, há sem dúvida como dizer o que realmente está pensando de uma forma saudável e inteligente.

Tomar consciência que estamos todos interligados, que pertencemos a uma unidade e que nosso comportamento e pensamento contribuem para o todo é um bom começo para compreender a qualidade do clima organizacional.

https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-o-presidente-que-todos-os-funcionarios-adoram/

A ideia de separação entre eu e o outro, entre eu e a empresa, cria um processo de fragmentação estabelecendo uma cultura de medo, ansiedade e tensão.

Será que é esta cultura que queremos?

Ainda encontro a ideia do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, mesmo que de forma implícita.

Ver a empresa em uma Unidade, onde todos pertencem, cria uma cultura de paz e de harmonia, as pessoas passam a confiar e exercer sua criatividade em benefício do todo.

A cultura do medo tem um prazo de validade.

Haja visto que atualmente há uma procura importante (que ótimo) por cursos de meditação, mindfulness por exemplo, o que proporciona um autoconhecimento consciente de forma a contribuir positivamente com as organizações.

Também já encontro líderes que já prestam atenção no que denomino de espiritualidade nas empresas. Cabe aqui a clareza que espiritualidade não é sinônimo de religiosidade.

Espiritualidade é saber que existe um princípio de Unidade onde todos fazem parte e temos a responsabilidade em cultivar. É ainda, a construção de valores que contribuem para uma sociedade saudável que exerce sua plenitude, ampliando desta forma a consciência para a construção de organizações éticas e comprometidas com o desenvolvimento intelectual e moral.