Relacionamento nas empresas, estamos todos interligados fazemos parte de uma mesma Unidade.
Um tema que tenho encontrado nos processos de coaching é a respeito do relacionamento interpessoal dentro das empresas.
Também no ambiente de trabalho nossos movimentos e pensamentos influenciam o todo, da mesma forma que o movimento e pensamento do outro influencia no individual e, cada um de nós, portanto, estamos interligados na mesma unidade.,
Vamos recordar as aulas de física, a terceira lei de Newton: A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos.
Quais resultados você tem obtido com seus relacionamentos nas empresas?
Alguns exemplos que encontro:
Quando você vai conversar com uma pessoa que costumeiramente tem um comportamento irascível, como você se posiciona?
Diferente de quando a pessoa está aberta, tem uma escuta ativa, procura encontrar uma solução em conjunto.
É interessante se colocar no lugar do outro quando tratamos de relacionamento nas empresas.
Dentro das empresas muitas vezes as pessoas bloqueiam o que querem dizer por falta de confiança no ambiente, na expectativa de manter seu emprego ou de manter seu cliente, há sem dúvida como dizer o que realmente está pensando de uma forma saudável e inteligente.
Tomar consciência que estamos todos interligados, que pertencemos a uma unidade e que nosso comportamento e pensamento contribuem para o todo é um bom começo para compreender a qualidade do clima organizacional.
A ideia de separação entre eu e o outro, entre eu e a empresa, cria um processo de fragmentação estabelecendo uma cultura de medo, ansiedade e tensão.
Será que é esta cultura que queremos?
Ainda encontro a ideia do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, mesmo que de forma implícita.
Ver a empresa em uma Unidade, onde todos pertencem, cria uma cultura de paz e de harmonia, as pessoas passam a confiar e exercer sua criatividade em benefício do todo.
A cultura do medo tem um prazo de validade.
Haja visto que atualmente há uma procura importante (que ótimo) por cursos de meditação, mindfulness por exemplo, o que proporciona um autoconhecimento consciente de forma a contribuir positivamente com as organizações.
Também já encontro líderes que já prestam atenção no que denomino de espiritualidade nas empresas. Cabe aqui a clareza que espiritualidade não é sinônimo de religiosidade.
Espiritualidade é saber que existe um princípio de Unidade onde todos fazem parte e temos a responsabilidade em cultivar. É ainda, a construção de valores que contribuem para uma sociedade saudável que exerce sua plenitude, ampliando desta forma a consciência para a construção de organizações éticas e comprometidas com o desenvolvimento intelectual e moral.
Relacionamento nas empresas, qual a sua responsabilidade neste processo.
Relacionamento nas empresas, estamos todos interligados fazemos parte de uma mesma Unidade.
Um tema que tenho encontrado nos processos de coaching é a respeito do relacionamento interpessoal dentro das empresas.
Também no ambiente de trabalho nossos movimentos e pensamentos influenciam o todo, da mesma forma que o movimento e pensamento do outro influencia no individual e, cada um de nós, portanto, estamos interligados na mesma unidade.,
Vamos recordar as aulas de física, a terceira lei de Newton: A toda ação sempre há uma reação de mesma intensidade e direção, porém sentidos opostos.
Quais resultados você tem obtido com seus relacionamentos nas empresas?
Alguns exemplos que encontro:
Quando você vai conversar com uma pessoa que costumeiramente tem um comportamento irascível, como você se posiciona?
Diferente de quando a pessoa está aberta, tem uma escuta ativa, procura encontrar uma solução em conjunto.
É interessante se colocar no lugar do outro quando tratamos de relacionamento nas empresas.
Dentro das empresas muitas vezes as pessoas bloqueiam o que querem dizer por falta de confiança no ambiente, na expectativa de manter seu emprego ou de manter seu cliente, há sem dúvida como dizer o que realmente está pensando de uma forma saudável e inteligente.
Tomar consciência que estamos todos interligados, que pertencemos a uma unidade e que nosso comportamento e pensamento contribuem para o todo é um bom começo para compreender a qualidade do clima organizacional.
https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-o-presidente-que-todos-os-funcionarios-adoram/
A ideia de separação entre eu e o outro, entre eu e a empresa, cria um processo de fragmentação estabelecendo uma cultura de medo, ansiedade e tensão.
Será que é esta cultura que queremos?
Ainda encontro a ideia do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”, mesmo que de forma implícita.
Ver a empresa em uma Unidade, onde todos pertencem, cria uma cultura de paz e de harmonia, as pessoas passam a confiar e exercer sua criatividade em benefício do todo.
A cultura do medo tem um prazo de validade.
Haja visto que atualmente há uma procura importante (que ótimo) por cursos de meditação, mindfulness por exemplo, o que proporciona um autoconhecimento consciente de forma a contribuir positivamente com as organizações.
Também já encontro líderes que já prestam atenção no que denomino de espiritualidade nas empresas. Cabe aqui a clareza que espiritualidade não é sinônimo de religiosidade.
Espiritualidade é saber que existe um princípio de Unidade onde todos fazem parte e temos a responsabilidade em cultivar. É ainda, a construção de valores que contribuem para uma sociedade saudável que exerce sua plenitude, ampliando desta forma a consciência para a construção de organizações éticas e comprometidas com o desenvolvimento intelectual e moral.
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