Transforme-se em você mesmo!

Em um belo dia de conversa com minha filha me dei conta de que a “princesinha do papai”, aquela criança que sorria em meu colo, se transformara em uma jovem lúcida a procura de afirmação em uma das fases mais belas da vida: a juventude.
A criança partiu, a princípio vem a saudade, mas olhando para um processo evolutivo surge a beleza da transformação, pois agora, em lugar da princesinha do papai vem uma amiga e companheira, são as oportunidades de aprendizado que a vida nos oferece.
Em analogia, tenho visto muitas destas transformações durante os processos de coaching que tenho aplicado. Percebo em muitos casos este desabrochar, no qual o coachee se permite fazer uma escolha, vivenciar o novo e mergulhar no processo de mudança.
Diante deste desabrochar lembro-me das palavras encantadoras de Jean Yves Lelup: “Vá para você mesmo. Eu estou com você!”. Coach e coachee percorrem juntos este caminho no processo de coaching.
Trata-se de uma ideia que exprime o mais profundo respeito ao próximo. Ela permite que ele considere sua essência que é única, singular, que o impulsiona para ser o que ele pode ser.
Tenho em mim que o mais puro desejo de um coach é acompanhar o seu coachee até ele mesmo, como uma obra prima que se constrói a cada momento, a cada sessão, em um processo contínuo de se transformar em si próprio.
Somos aprendizes e a vida vista como uma jornada evolutiva nos oferece a oportunidade de exercitarmos o que temos de melhor. Podemos transformar o que quisermos a partir dos talentos que já temos.
No decorrer de nossas experiências surgem situações mais complexas que algumas pessoas denominam “crise”. Em momentos assim pode-se manifestar o entendimento de uma integração de aprendizado que uma mudança pode oferecer entre o passado que deseja se renovar e o presente que quer resplandecer.
Escolher um caminho significa deixar outros. É como dissolver respeitosamente um iceberg de um passado que não mais faz sentido e prosseguir em direção a uma transformação, durante a qual se percebe que existem alternativas.
Minha filha, dentro do que é sua realidade, tem caminhado para si própria e eu sempre estarei junto dela.
Permita-se, vá para você mesmo!

 

Compartilhe nas suas redes sociais!